baixe nosso aplicativo

Prefeito na PB nomeia mulher, irmãos, primos e tio para secretariado: “Não tenho culpa de ter família grande”

Gestor justificou que as nomeações são para cargo de confiança e os escolhidos têm capacidade técnica para administrar as secretarias

Por: Blog do Gordinho

3

icones whats

montadasO novo prefeito de Montada (Agreste da Paraíba), Jonas de Souza (PSD), nomeou a mulher, três irmãos, dois primos e um tio para comandar setes pastas das 10 que compõe o secretariado no município (veja lista abaixo).

Os parentes de primeiro grau do gestor ocuparão as secretarias de Finanças, Saúde, Educação, Infraestrutura, Administração, além da Procuradoria Geral e a Chefia de Gabinete do prefeito. Das 10 pastas que fazem parte da administração pública da cidade, só sobraram sem parentes do prefeito as secretarias de Previdência, Assistência Social e Agricultura. Não há lei que vede a nomeação de familiares no primeiro escalão do governo.

Em entrevista, ao Blog do Gordinho, o prefeito alegou não ter culpa “de ter família grande”, já que a cidade é pequena, com 4.990 habitantes, e seus parentes são numerosos. Ele justificou que as nomeações são para cargo de confiança, de livre escolha do prefeito e os escolhidos têm capacidade técnica para administrar as secretarias.

“A questão é que cargo de confiança o gestor tem que nomear pessoas que realmente sejam da confiança dele, porque é meu nome que está em jogo, tudo que vai ser responsabilizado é o prefeito. Eu tenho que colocar pessoas da minha confiança e que realmente tenham capacidade de me ajudar a administrar Montadas. Não é por ser da família de Jonas é por ser competente, é por ser técnico. O povo de Montadas me conhece, eu vou administrar o dinheiro que é do povo com resposabilidade”, disse.

O prefeito afirmou que não teme as criticas pelas nomeações e culpou a oposição pela ‘censura’. Ele lembrou ainda que o ex-prefeito, José Veríssimo, nomeou também esposa, filha e primos para o secretariado.

“Quem está falando muito é minha oposição. O ex-prefeito esquece que a esposa dele era chefe de gabinete, que a filha era secretária, esquece que um primo era secretário de Finanças e outro era secretario de Administração e não eram do município de Montadas, eram do município de Pocinhos. Hoje quem vai me ajudar administrar é o povo de Montadas, são os filhos de Montadas. Têm pessoas da minha família, assumo, mas são pessoa capacitadas”, declarou.

Veja lista da nomeação:

Secretaria de Finanças – Katia Ramalho – esposa

Chefia de gabinete – Jose de Arimateia Souza – tio

Secretaria de Saúde – Erasmo de Souza – irmão

Secretaria de Educação – Neuracir de Souza – irmã

Secretaria de Infraestrutura – Leandro de Souza – irmão

Secretaria de Administração – Lindembergue de Souza Silva – primo

Procuradoria Geral – Enéas Veríssimo – primo

Secretaria de Agricultura –  Ronaldo de Oliveira

Secretário de Assistência Social – José Romero

O secretário de Previdência Municipal ainda não foi nomeado, de acordo com o prefeito.