baixe nosso aplicativo

Blog do Gordinho lança ‘Excelência Parlamentar’ para premiar vereadores e deputados; votação será auditada

Objetivo é reconhecer o trabalho dos vereadores e deputados que se destacam positivamente no exercício do mandato

Por: Blog do Gordinho

0

icones whats

Em uma ação inédita, o Blog do Gordinho lança, neste sábado (2), o Prêmio Excelência Parlamentar, que vai homenagear vereadores de João Pessoa e Campina Grande e deputados estaduais. Os parlamentares serão avaliados por um júri especializado, pela imprensa que realiza cobertura nas Casas Legislativas, e através da análise de dados oficiais dos portais de transparência e do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). As regras da premiação são baseadas no Prêmio Congresso em Foco.

A cerimônia de premiação está prevista para dia 12 de janeiro de 2018, em João Pessoa. A lista de parlamentares aptos que participará da premiação sai na próxima segunda-feira (4). O parlamentar para ser considerado apto não deve ser acusado ou suspeito de práticas ilícitas em inquéritos ou ações penais em andamento.

O objetivo da premiação é reconhecer o trabalho dos vereadores e deputados estaduais que se destacam positivamente no exercício do mandato, valorizar os bons exemplos, de modo a incentivar estes legisladores a desempenhar o papel que deles se espera, e, ao mesmo tempo, mostrar para a sociedade que é possível melhorar a representatividade nas Casas Legislativas. Além disso, estimular a formação de um senso crítico pelos eleitores, ao analisarem individualmente as ações dos parlamentares.

Os vereadores serão avaliados por um juri especializado, composto por cinco nomes de João Pessoa e cinco nomes  de Campina Grande. Os dez nomes se juntarão para definir os dez melhores deputados estaduais. Os componentes do juri especializado ainda serão definidos e previamente informados. Membros da imprensa que acompanham o cotidiano da política na Paraíba também participarão da votação, inclusive, tendo uma premiação à parte. Os nomes mais gabaritados do setor devem compor o juri da imprensa, nomes que também ainda serão definidos e previamente informados pelo Blog do Gordinho.

A premiação terá as categorias geral, que elegerá os Melhores Deputados e Vereadores, e, as especiais, que selecionará os parlamentares que mais atuaram na defesa da mobilidade urbana, da seguridade social, no combate à corrupção, e Vereadores e Deputados mais bem avaliados pelos jornalistas. Os parlamentares também receberão prêmio individuais em subcategorias: frequência; projetos aprovados; fidelidade partidária e gastos parlamentares. Mais detalhes sobre as categorias no final desta matéria.

Para o diretor geral do Blog do Gordinho, Fabiano Gomes, o prêmio será um instrumento de legitimação da nosso regime democrático, em que a sociedade terá a oportunidade de acompanhar de perto as ações daqueles que foram eleitos. “O Blog do Gordinho sai na frente na Paraíba com uma premiação inédita e extremamente relevante, quando se leva em consideração o atual momento político, que irá reconhecer o trabalho desempenhado por nossos deputados estaduais e vereadores. Nada mais justo do que legitimar, através de um prêmio, a luta dos nossos representantes em prol dos paraibanos”, afirmou.

Os parlamentares não terão que pagar quaisquer taxa para participar da premiação ou para receber o prêmio. A solenidade de premiação, prevista para acontecer no dia 12 de janeiro de 2018, em João Pessoa, terá todas as despesas viabilizadas por conta exclusivamente do Blog do Gordinho.

Categorias gerais (juri especializado):
– Melhores Vereadores do Ano – categoria em que serão distinguidos os(as) vereadores(as) que, nas mais diversas áreas de atuação, forem avaliados(as) pelo público júri, como os de melhor desempenho durante o ano de 2017;
– Melhores Deputados do Ano – categoria em que serão distinguidos os(as) deputados(as) estaduais que, nas mais diversas áreas de atuação, forem avaliados(as) pelo júri, como os de melhor desempenho durante o ano de 2017.

Subcategorias gerais (dados oficiais das Casas Legislativas e do TCE-PB):
– Frequência – o parlamentar que mais compareceu as sessões legislativas
– Projetos aprovados – o parlamentar que teve mais projetos aprovados na Casa Legislativa
– Fidelidade partidária – o parlamentar que menos tem troca de partidos
– Gastos parlamentares – o parlamentar que apresenta menos gastos

Categorias especiais (dados oficiais das Casas Legislativas e da imprensa):
– Defesa da Mobilidade Urbana – categoria que premiará os(as) parlamentares que, durante o presente ano, mais se destacaram na defesa de propostas legislativas e ações públicas relacionadas com a mobilidade urbana;

– Combate à Corrupção e ao Crime Organizado – categoria que premiará os(as) parlamentares que, durante o presente ano, mais se destacaram na defesa de propostas legislativas e ações públicas relacionadas com o enfrentamento da corrupção e do crime organizado;

– Defesa da Seguridade Social – categoria que premiará os(as) parlamentares que, durante o presente ano, mais se destacaram na defesa de propostas legislativas e ações públicas relacionadas com a previdência, a assistência social e a saúde;

Categorias especiais Imprensa (jornalistas):
– Vereadores Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas
-Deputados Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas